Assessoria e Consultoria Esportiva

Área do Aluno

Artigos

Conheça exercícios para controlar as oscilações do seu ritmo


Após três artigos, Belino Coelho, diretor técnico da Elite Assessoria Esportiva, do Brasil, responsável pelo treino e orientação de mais de 150 atletas, chega ao fim da sua série, que mostrou como preparou um corredor para a Maratona de Blumenau (leia aqui a primeira, a segunda e a terceira partes). O triunfo não surgiu, muito devido a dificuldade do seu atleta em controlar o ritmo de corrida, mas isso não impediu a vivência de uma experiência única, inclusive após a corrida, com um gesto que surpreendeu os presentes. Saiba qual é e aproveite para conhecer exercícios para controlar o ritmo da sua passada.

Correr uma Maratona não é difícil, desde que você esteja bem treinado. O difícil é saber como corrê-la! Essa foi uma das minhas preocupações com o meu atleta durante a sua preparação para a prova de Blumenau. Analisando os seus resultados em Maratonas, principalmente os segundos lugares, todas tinham um ponto em comum: a liderança da prova até a parte final e a vitória a escapar no fim.

Uma das hipóteses que havia pensado dos motivos de tal acontecer era que ele não conseguia controlar o ritmo de corrida, ou seja, não tinha a percepção do ritmo que corria. Isso explicaria o fato de sempre perder na parte final, onde estaria em processo de fadiga crônica e sem condições de reagir perante o adversário.

Para ter a certeza de que a minha hipótese estava correta (ou não…), apliquei um teste: 18 km de ritmo, num percurso plano e com controle a cada um km.

No final constatei de que eu estava certo: o meu atleta oscilava muito o seu ritmo e essa oscilação fazia com que a corrida não fosse nada econômica, ou seja, gastava energia de forma desnecessária e, na parte final, essa falta de energia, somada ao processo de fadiga que se havia instalado, fazia com que ele não conseguisse reagir a um ataque de um adversário, acabando por terminar a prova em segundo lugar ou, às vezes, como aconteceu na Maratona de Miami de 2005, na quinta posição, com o tempo de 2h17m45 (depois de liderar durante mais de 38 km…).

Para melhorar essa deficiência adotamos a seguinte estratégia:

Contato: ( 11) 5518-3409 desenvolvido por Treino Online