Assessoria e Consultoria Esportiva

Área do Aluno

Artigos

O perigo do overtraining


O treinador e professor Belino Coelho, Diretor técnico da Elite Assessoria Esportiva, do Brasil, responsável pelo treino e orientação de mais de 150 atletas, inclusive no estrangeiro, escreve a sua segunda crónica para o CORREDORES ANÓNIMOS, com o português do Brasil. O tema escolhido foi o «OVERTRAINING», um assunto sempre atual e desconhecido por muitos.

Dentro do treinamento, o “OVERTRAINING” é chamado também de “Excesso de treinamento”, o que significa dizer que o atleta ou o seu treinador exagerou na quantidade de cargas de treino – seja em relação a intensidade ou em relação ao volume de treino – sem dar o intervalado necessário a sua recuperação.

O overtraining não é algo que acontece de uma hora para outra, pelo contrário, é algo que vai se instalando no organismo de forma silenciosa e gradativa, em função, principalmente, do acúmulo de treinos e do tempo insuficiente de recuperação de um treino para o outro.

Para toda carga de treinamento aplicada (aqui eu me refiro tanto a intensidade quanto ao volume de treino ou a relação entre os dois), existe um tempo previsto para a recuperação, a qual está diretamente ligada à idade e ao nível de condição do atleta: quanto mais treinado estiver, mais rápido será a recuperação.

Como treinador no Brasil, não é raro me deparar com atletas que acabam correndo um volume de treino maior que o solicitado pelo seu técnico; ou treinando numa intensidade acima da solicitada; ou até mesmo participando de competições não planejadas.

A justificativa encontradas por eles geralmente são as seguintes:

Não haveria problema se isso acontecesse uma vez ou outra e a estrutura física (ossos, tendões, músculos, ligamentos, etc.) correspondesse com a carga de treino ou de competição aplicada, caso contrário o risco de lesão é maior, principalmente as fraturas por estresse.

O grande problema é quando isso se torna frequente e, principalmente, quando o atleta esconde isso do seu treinador com medo de levar uma bronca e porque não quer que o treinador mude o treino para focar na recuperação.

As situações que citei acima são passíveis de levar o atleta ao estado de overtraining a médio e longo prazo e os principais sintomas para a sua detecção são:

O melhor a fazer nesse momento, em que os sintomas são evidentes, é:

Essas medidas o ajudarão a reverter o quadro de overtraining e evitará o pior de todos os males ao atleta, que é o aparecimento de alguma lesão.

Portanto…

Aliás, sabe o que é supercompensação? Não? Então não perca o próximo artigo, na próxima semana.

* Contatos:
Mail: belino.coelho@eliteesportiva.com.br
Telefone: +55 11 5518-3409

 

Contato: ( 11) 5518-3409 desenvolvido por Treino Online