Assessoria e Consultoria Esportiva

Área do Aluno

Artigos

Ai quanto custa recomeçar os treinos…


Seja devido a uma lesão, por razões profissionais ou por pura preguiça, quem corre sabe as dificuldades que é recomeçar com os treinos, o quanto custa calçar os ténis e abandonar o sofá. O especialista Belino Coelho, diretor técnico da Elite Assessoria Esportiva, do Brasil, responsável pelo treino e orientação de mais de 150 atletas, aborda o tema nesta última semana do ano, período em que muitos corredores anónimos decidem “descansar” devido as festividades.

Iniciar é difícil, mas recomeçar é mais difícil ainda. Por que?

Iniciar uma atividade física, especificamente a corrida, não é nada fácil, principalmente se a pessoa em questão é uma sedentária. Pode ter certeza que muitos motivos surgirão para que este indivíduo não comece a correr e, acredite, são esses mesmos motivos que deixarão a consciência dessa pessoa tranquila, sem culpa e com a sensação de que não perdeu nada.

Você já sentiu falta daquilo que não conhece? É uma reposta óbvia: claro que não!

É por isso que o sedentário não se sente pressionado ou com a consciência pesada por não ter feito a atividade física ou a corrida. Ele ainda não conhece os efeitos da endorfina e das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), responsáveis pela sensação de bem estar, de euforia e prazer que a corrida proporciona, algo que é difícil transcrever em palavras. Só quem corre vai entender o que eu quero dizer aqui!

Mas agora o jogo virou. Esse sedentário mudou o seu estilo de vida, tornou-se um atleta amador de corrida. Corre cinco vezes por semana, emagreceu, corre provas de 5 km, 10 km, Meia-maratona e até Maratona. Porém, por causa do trabalho e viagens profissionais, por exemplo, acaba deixando a corrida como segundo plano, a qual ele o faz esporadicamente. O fato de não conseguir correr o deixa com a consciência pesada, mais cansado, irritado e de mal humor. Tudo porque a corrida tornou-se um hábito na vida desse atleta amador, uma válvula de escape para as preocupações, estresse e ansiedade.

Como tudo na vida é uma fase que passa, a vida desse atleta amador volta ao normal e finalmente ele consegue o que tanto queria: tempo para voltar a se dedicar as corridas. No entanto, ele não leva em consideração o tempo que ficou sem poder correr e é durante o seu retorno que vai perceber que a sua condição física já não é a mesma. Infelizmente, um dos princípios que rege o treinamento é o “Princípio da Reversibilidade”:

“Toda condição física adquirida será perdida caso haja a interrupção do estímulo de forma proporcional ao tempo da interrupção.”

Meio inconscientemente, quando esse atleta retorna aos treinos, a tentativa é sempre de correr no ritmo próximo ou igual o de antes da interrupção, sendo quase que impossível a não comparação entre o ritmo e distância percorrida atual com a antiga. Durante esse treino ele se sente pesado, a respiração fica ofegante mais rápido, faz força para correr, tem dificuldade de manter a coordenação… Resumidamente: sofre para terminar o treino e ainda percebe que a recuperação é mais lenta e demorada. Com isso vem a frustação, o desânimo e a motivação para voltar a correr diminui. Nas próximas tentativas a cabeça começa a trabalhar no sentindo inverso, procurando motivos para confortar a ideia de não ir correr, principalmente quando se percebe que houve uma perda grande da sua condição se comparada com o passado. Esse nosso atleta está a um passo de desistir das corridas…

Mas isso não vai acontecer porque finalmente ele encontra um treinador da área que o orienta da seguinte forma:

Nesse texto usei o exemplo do trabalho como o principal motivo para a interrupção dos treinos de corrida, mas poderia ter sido uma lesão, doença ou outros fatores. O mais importante de tudo é não desistir e seguir frente. O recomeçar só é mais difícil por causa da memória existente. Ludibriar essa memória tornará o caminho do recomeço mais fácil.

* Contatos:
Mail: belino.coelho@eliteesportiva.com.br
Telefone: +55 11 5518-3409

 

Contato: ( 11) 5518-3409 desenvolvido por Treino Online